Economia

Muitos macacos viviam perto de uma certa aldeia. Um dia, um comerciante, o Grande Comprador de Macacos, chegou à aldeia para comprar esses macacos! Ele anunciou que compraria os macacos a $ 100 cada um. Os moradores acharam o homem louco. Eles pensaram. Como alguém pode comprar um simples macaco por US $ 100 cada?  Ainda assim, algumas pessoas pegaram macacos e venderam a US $ 100 por cada macaco. Sucesso.

A notícia se espalhou como incêndio. As pessoas pegaram muitos macacos e venderam para o Grande Comprador de Macacos. Depois de alguns dias, o Grande Comprador de Macacos anunciou que compraria macacos a US $ 200. Até os aldeões mais preguiçosos se apressaram para pegar os macacos restantes! Todos venderam os macacos restantes a US $ 200 cada um..

Então  o Grande Comprador de Macacos anunciou que compraria macacos a US $ 500 | cada um. Os aldeões começam a perder o sono!  Pegaram seis ou sete macacos, que era tudo o que restava, e receberam US $ 500 por cada um. Era a ápice da cotação do preço do macaco.

Os aldeões esperavam ansiosamente o próximo anúncio. Então, o Grande Comprador de Macacos anunciou que iria para casa, por uma semana. E quando retornasse, compraria macacos a US $ 1000 cada um. O Grande Comprador de Macacos pediu a seu empregado para cuidar dos macacos que comprou. Estavam todos em uma grande gaiola. O Grande Comprador de Macacos desapareceu.

Os aldeões ficaram muito tristes, já que não havia mais macacos para vender a US $ 1000 cada um. Então, o funcionário do Grande Comprador de Macacos, disse-lhes que venderia alguns macacos por US $ 700 cada um, secretamente. A notícia se espalhou  como fogo. Uma vez que o comerciante compraria a US $ 1000 cada, haveria um lucro de US $ 300 por macaco vendido.

No dia seguinte, os aldeões fizeram fila perto da gaiola dos macacos. O empregado vendeu todos os macacos a US US $  700 cada. Os ricos compraram macacos em grandes lotes e os pobres, para comprar, tomaram emprestado dinheiro de bancos e especuladores.

Enquanto isso, os aldeões cuidavam de seus macacos enquanto esperavam o retorno do comerciante. Mas O Grande Comprador de Macacos não retornou… Então eles correram para o empregado …  Mas ele tinha sumido! E, os macacos? Tiveram que ser soltos outra vez na floresta que se encheu de macacos outra vez.

Enfim, os aldeões perceberam que a ganância os conduziu à desgraça financeira! O coração ganancioso é como uma rede. Ele prende a todos e os leva a ruína  ( Provérbios de Salomão). A verdadeira riqueza é ganha com trabalho árduo e honesto e no final de tudo será usada para o bem de todos.