Minas Gerais

Modernizar a gestão para melhor atender ao cidadão vem motivando o Governo de Minas Gerais a investir em práticas e ferramentas inovadoras. Um dos recentes exemplos é o trabalho que a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)desenvolve em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação (Prodemge) para disponibilizar, em breve, a plataforma MG Bot, um atendente virtual (robô) que possibilita a interação entre Governo e cidadão por meio de uma interface de bate-papo. Também conhecida como chatbot, a plataforma poderá ser utilizada em todos os portais do Governo e em aplicações que têm esse estilo de bate-papo, como telegram e facebook messenger.Caracterizado por uma personagem, um avatar que pode se adaptar à realidade de cada cliente, o MG Bot interage com os usuários da maneira mais adequada a cada tipo de serviço prestado. A interação acontece por meio de diálogo com roteiro pré-definido de links que podem conectar e redirecionar o usuário de um texto para outro texto ou para uma imagem, som ou vídeo.Com o MG Bot, os órgãos públicos ganham mais um canal de atendimento ao usuário e ainda podem reduzir gastos com outras formas de atendimento, como o telefone. O Bot ficará disponível ao usuário 24 horas por dia.