Saúde em Foco

Na manhã desta quarta-feira (11) uma reunião entre a vereadora Marli Ribeiro, a Secretária Municipal de Desenvolvimento e Ação Social, Ana Amélia Medeiros, o Secretário de Segurança Pública, Coronel Renato Zenóbio e o Secretário Municipal de Saúde, João Batista debateu o pedido apresentado pela vereadora de reativação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. Inativo desde meados de 2015 o COMAD tem a missão de acompanhar, atualizar e auxiliar o Poder Executivo na formulação da política municipal sobre álcool e drogas, orientar a normatização de atividades relacionadas ao assunto e estimular o desenvolvimento e o fortalecimento dos grupos de mútua ajuda, bem como estimular estudos e pesquisas que visem o aperfeiçoamento do controle e a fiscalização do tráfico e uso do álcool e de outras drogas.

            A vereadora Marli Ribeiro já apresentou requerimentos solicitando a reativação do conselho e durante a reunião com os secretários voltou a salientar a importância desse órgão para o município.

“A violência em nossa cidade se deve, principalmente, devido ao tráfico e uso de drogas. A falta de um conselho efetivo prejudica muito os trabalhos de prevenção e combate. Contamos com o empenho dos órgãos competentes para que o COMAD seja reativado neste ano.” Afirmou a vereadora Marli Ribeiro.

            Os secretários também afirmaram que Paracatu necessita dessa reativação urgente. O conselho antes fazia parte da pasta da Ação e Desenvolvimento Social. Agora, devido a alterações nas atribuições das secretarias, está sendo analisado  de quem será a responsabilidade da reativação. Uma nova reunião será realizada em breve para um parecer definitivo por para do Poder Executivo.