Mundo

perseguidos, porém não desamparados…” |  Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 4:9.  Para nós, brasileiros, é inacreditável não ter liberdade para adorar a Deus. É algo tão simples, mas para aqueles que vivem nos países perseguidos é inconcebível ser livre. É inimaginável ser um cristão. Mas na realidade, a igreja sempre foi perseguida.

Do Velho ao Novo Testamento, esta foi a rotina da vida nos tempos bíblicos. É também o que acontece na China, um país que está na lista de perseguição religiosa dos piores 16 países do planeta. Mas como proclamava John Bunyan, é melhor ser um perseguido do que ser um perseguidor. É com este sentimento que visitei a Amity Printing, uma gigantesca gráfica da Bíblia no coração da China, cuja produção vai ser aproximando da marca de 200 milhões de Bíblias.

O notável da Amity é que uma nação que passa a ter a Bíblia em sua própria língua, certamente, nunca mais será a mesma. Um povo que começa a ler a Bíblia, dificilmente, será escravizado ou abrirá mão da liberdade humana.

Talvez esta seja a razão das ações do Governo contra o cristianismo. Apesar de existirem cerca de 140 Sociedades Bíblicas em mais de 200 países e territórios, a China tem um sabor especial. Robert Morrison, o primeiro missionário protestante na China há quase 200 anos, não conseguia entrar no país. Ele acabou solicitando uma carta de apresentação ao presidente James Madison para que um navio o transportasse até a China. Foi neste momento em que Morrison teve sua famosa conversa com o proprietário do navio: “Então, Sr. Morrison espera realmente causar impressão sobre a idolatria do grande império chinês?  No que ele respondeu: Não, senhor, mas espero que Deus o fará”. Sim, Deus continua fazendo a sua obra e nunca abandona o seu povo.

Muitas vezes ficamos surpresos com a obra de Deus. Bem longe da Amity, em outra província, já na zona rural e rodeada por um campo de trigo, encontrei uma pequena igreja. Ao seu lado, uma minúscula edificação onde se lia na entrada “Quarto de Oração”. Entrei, e vi no chão pequenas almofadas sulcadas por joelhos que alí oraram. Eis o segredo. Antonio Cabrera é Ex-Ministro da Agricultura | Empresário e Cristão.