Minas Gerais

Será realizada nesta quinta-feira, dia 28, às 9h30, mais uma audiência no processo que apura os danos causados pela Vale com o rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro deste ano. Os trabalhos serão realizados no Fórum Cível e Fazendário, na Unidade Raja Gabaglia, e serão presididos pelo juiz Elton Pupo Nogueira.

Durante a audiência, os planos de trabalho das assessorias técnicas serão apresentados. Essas assessorias têm por objetivo, de forma multidisciplinar, garantir às pessoas atingidas o direito à informação, inclusive técnica, em linguagem adequada às características socioculturais e locais. O trabalho deve também possibilitar a participação informada dos atingidos nos processos de reparação integral dos danos decorrentes do rompimento.

A audiência será realizada no auditório do fórum. Inicialmente, cada uma das assessorias técnicas selecionadas terá uma hora para falar, em seguida, a Vale também poderá falar por uma hora. Após as apresentações, representantes dos autores (Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado) e da Vale terão mais 15 minutos.