Jornal da Manhã

ESTABELECIMENTO SUSPENSOS:

A partir do dia 23 de março, eventos públicos e privados, não poderão funcionar, como feiras, shoppings, galerias, cinemas, clubes, centros comerciais, academias de ginástica, boates, salões de festas, teatro, casas de espetáculo, clínicas de estética, museus, bibliotecas, centros culturais.

– EMPREENDIMENTOS E ESTABELECIMENTOS EM FUNCIONAMENTO:

A partir desta segunda-feira, dia 23 de março, ocorrerá o fechamento do comércio, exceto para os serviços essenciais, como farmácias e drogarias; hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos; lojas de conveniência; lojas de venda de alimentação para animais; lojas de venda de água mineral; distribuidora de gás; padarias; postos de combustíveis; oficinas mecânicas; agências bancárias e similares.

– ESTABELECIMENTOS E INDÚSTRIAS EM FUNCIONAMENTO DEVERÃO ATENDER A ESSAS ORIENTAÇÕES:

Adotar sistema de escalas, revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, contato e aglomeração de trabalhadores, bem como implementar medidas de prevenção ao contágio pelo Coronavírus, disponibilizando material de higiene e orientando seus empregados de modo a reforçar a importância e a necessidade de:

A) Adotar cuidados pessoais, sobretudo lavagem das mãos, utilizar produtos assépticos durante o trabalho, como álcool em gel 70% e observar a etiqueta respiratória (ou etiqueta da tosse);

B) Manter a limpeza dos instrumentos de trabalho.

– EMPREENDIMENTOS EM FUNCIONAMENTO COM MEDIDAS DE HIGIENIZAÇÃO:

Restaurantes, bares e lanchonetes.

Os estabelecimentos devem ter situação impecável de higiene. Os usuários devem respeitar distância de dois metros para cada pessoa no local das refeições.

– AS ESCOLAS PERMANECEM FECHADAS, SEM AULAS.

Todas as escolas deverão continuar fechadas. Nenhuma escola, seja  estadual, federal, municipal ou particular, deverão dar aulas em Minas Gerais.

– TRANSPORTE:

O Transporte público Municipal, que trafega dentro das cidades e os rurais, terão que respeitar a capacidade de lotação de passageiros sentados. Os ônibus intermunicipais só poderão rodar com metade da capacidade.

– FECHAMENTO DAS DIVISAS PARA O TRANSPORTE COLETIVO TERRESTRE:

As fronteiras do Estado de Minas Gerais estarão fechadas a partir do dia 23 de março. Nenhum transporte de passageiros, seja ônibus, vans ou trens poderão entrar ou sair do estado. O transporte individual ainda não foi restrito. O Transporte de cargas NUNCA será restringido, de forma a garantir o abastecimento. Já o transporte aéreo é de competência do governo federal e pode ser suspenso nos próximos dias.

Neste momento dependemos do comportamento de todos para passar por essa pandemia o mais rápido possível.

Faça sua parte. Fique em casa!

Fonte: ASCOM| Prefeitura