MBNews TV

No início do ano o programa municipal de combate a dengue já alertava para a possibilidade de que 2019 pudesse ter um grande número de infestação da dengue, chamando a atenção da população para os cuidados que ajudariam a evitar uma maior proliferação do mosquito Aedes aegypti. No entanto, nesta terça-feira (19) a expectativa negativa se confirmou e Patos de Mina já está sofrendo uma epidemia de dengue. Segundo a agente de endemias, Suelene Oliveira, a situação veio em uma crescente, com a localização de focos do mosquito em todos os bairros da cidade (Patos já).

 

Em sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, a Medalha Mietta Santiago foi entregue hoje (19) a cinco mulheres que se destacaram na luta por direitos. Nesta edição do prêmio, a segunda, foi concedido um prêmio póstumo à vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). A professora Gina Vieira Ponte, a médica Beatriz Bohrer de Amaral, a cientista Gabriela Barreto Lemos e a doutora em Bioquímica Debora Foguel também receberam a medalha (Agência Brasil).

O suposto desvio de cerca de R$ 22 milhões em recursos públicos que deveriam ser destinados à construção e reforma de escolas estaduais do Paraná entre os anos de 2012 e 2015 prejudicou, diretamente, a cerca de 20 mil estudantes da rede pública. O cálculo é da auditoria do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e foi anunciada pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o procurador de Justiça Leonir Batisti, durante entrevista sobre a prisão do ex-governador do Paraná, Beto Richa (Agência Brasil).

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que 46% dos jovens brasileiros, entre 25 e 29 anos, estão inadimplentes. Entre os que têm idade entre 18 e 24 anos, a proporção é de 19% – somados, eles representam cerca de 12,5 milhões de pessoas. O endividamento no início da vida adulta pode gerar sérios prejuízos futuros porque esta é a fase da vida onde a pressão por gastos é menor – em geral, os jovens ainda moram com os pais. Entretanto, mesmo que com menor pressão financeira, o endividamento entre jovens acontece porque muitos não questionam o custo do crédito e são influenciados por propagandas e pela mídia (Estado de minas).

 

O show da turnê “Nossa História“, de Sandy & Júnior, em Belo Horizonte não vai mais acontecer no Mineirinho, como havia sido anunciado. De acordo com a produtora do evento, para melhor atender aos fãs, a apresentação será realizado na Esplanada do Mineirão, na mesma data marcada, em 17 de agosto. Pelo Twitter, a produtora afirmou: “Atenção, BH! Em função de inúmeros pedidos e para melhor atender os fãs, o show da turnê “Nossa História“, de Sandy e Junior, em 17 de agosto, agora irá acontecer na Esplanada do Mineirão e não mais no Ginásio do Mineirinho (UAI).

Denúncias de abusos sexuais contra um dos tatuadores de um estúdio localizado na Avenida Nossa Senhora do Carmo, na Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, serão apuradas pela Polícia Civil. Um inquérito foi aberto nesta terça-feira para apurar os relatos de mulheres que relataram terem sido vítimas do homem enquanto realizavam uma tatuagem. As histórias vieram à tona depois que a ativista e professora de literatura Duda Salabert, que também foi candidata ao Senado nas últimas eleições, utilizou o Instagram para falar sobre sua preferência em tatuar com profissionais mulheres. Depois da publicação, recebeu diversas mensagens de mulheres relatando casos de abusos, entre eles, os casos da empresa da capital mineira (Estado de minas).

O projeto do presidente da Fifa, Gianni Infantino, de ampliar para 48 seleções a Copa do Mundo do Catar-2022, o que obrigaria países vizinhos a receber alguns jogos, poderia provocar um aumento da tensão diplomática na região, alertam analistas.O Catar, escolhido inicialmente para sediar a competição com 32 seleções, não tem capacidade estrutural para receber 48 equipes (AFP).

 

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Venezuela nesta terça-feira, desta vez contra a mineradora estatal Minerven e seu presidente, Adrián Perdomo, a quem acusa de realizar operações ilegais de ouro que apoiam o presidente venezuelano Nicolás Maduro.O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse que a medida visa a mineradora Minerven e seu presidente “por sustentar o círculo interno do corrupto regime de Maduro”, que Washington está pressionando para deixar o poder (AFP).

 

A queda da inflação no Brasil e o enfraquecimento do real diante do dólar levaram São Paulo e Rio de Janeiro a cair várias posições no ranking de cidades mais caras do mundo, aponta relatório da Economist Intelligence Unit, o braço de análises e pesquisas da revista The Economist. O ranking comparou preços em 133 cidades do mundo e concluiu que as três cidades mais caras – empatadas no primeiro lugar – são Paris, Hong Kong e Cingapura.São Paulo e Rio de Janeiro, que em 2017 foram as cidades que mais encareceram no ranking – subindo 29 e 27 posições respectivamente – ficaram, desta vez, entre as dez onde os preços mais caíram os últimos 12 meses ( BBC NEWS).

 

O nadador de Hong Kong Kenneth To faleceu subitamente aos 26 anos após um mal-estar no vestiário durante um período de treinamento na Flórida, anunciou o Instituto de Esportes de Hong Kong.Segundo a entidade, Kenneth To, membro da equipe da Austrália de natação antes de passar a defender as cores de sua Hong Kong natal, realizava um estágio de três meses na Universidade da Flórida (AFP).

 

O Brasil foi um dos dez países que expressaram interesse em sediar a Copa do Mundo feminina da Fifa (Federação Internacional de Futebol) em 2023. Além do país, também estão interessados em receber a competição três sul-americanos (Argentina, Bolívia e Colômbia).As Coreias do Sul e do Norte informaram à Fifa que pretendem concorrer com uma candidatura conjunta. Além deles, formalizaram interesse em concorrer o Japão, a Austrália, a Nova Zelândia e África do Sul (Agência Brasil).

 

O presidente do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda, anunciou nesta terça-feira que deixará o cargo em junho, depois que a justiça francesa anunciou um processo por corrupção.”Em 27 de junho terminará meu mandato”, declarou Takeda, de 71 anos, após uma reunião em Tóquio ( AFP).

 

A primeira-ministra britânica, Theresa May, enviará uma carta à União Europeia (UE) nesta terça, ou quarta-feira, pedindo um adiamento do Brexit, ainda que não pareça ter descartado voltar a apresentar aos deputados o acordo duas vezes rejeitado.May “escreverá para Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu (…) em relação a uma extensão do Artigo 50”, que fixa a saída britânica da UE para 29 de março, disse à imprensa um porta-voz de Downing Street, ao fim da reunião do Conselho de Ministros nesta terça (AFP).

 

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, a Turquia é o sexto país mais visitado do mundo. Com localização privilegiada, entre a Europa e a Ásia, por séculos, o país foi palco de grandes acontecimentos históricos e onde as primeiras civilizações se desenvolveram. Prova disso são os 18 patrimônios da humanidade da Unesco e sítios arqueológicos localizados no país, registro de suas belezas naturais e sua história. (mais…)

Um motorista de 23 anos escapou sem ferimentos graves de um acidente na manhã desta terça-feira na BR-262, perto da entrada de Nova Serrana, Região Oeste de Minas Gerais. Por volta das 10h30, a vítima perdeu o controle da direção e o veículo capotou. Depois disso, o carro caiu de uma altura de 7 metros. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista foi encontrado consciente e sem fraturas (Estado de minas).

 

Responsável por autorizar a prisão do ex-governador do Paraná Beto Richa, o juiz da 9ª Vara Criminal de Curitiba Fernando Bardelli Silva Fischer determinou que o político seja levado para o Complexo Médico Penal do Paraná, onde já estão outros presos provisórios que respondem à acusação de envolvimento com os crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e obstrução de investigações. Esta é a terceira prisão de Richa desde setembro de 2018. Em janeiro deste ano, ele chegou a ficar detido no mesmo complexo penal, localizado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba ( Agência Brasil).

A partir dessa terça-feira (19), Brasil e México passam a ter livre comércio de veículos leves, sem a cobrança de tarifas ou limitação quantitativa. A medida está prevista no Acordo de Complementação Econômica nº 55 (ACE-55), que regula o comércio automotivo e a integração produtiva entre os dois países desde 2002.O fim do regime de cotas para veículos leves neste ano estava previsto em acordo firmado em 2015. A partir de hoje, também deixa de vigorar a lista de exceções, que previa regras de origem específicas para autopeças ( Agência Brasil).

 

Depois de oito meses de investigações, que começaram a partir dos ataques praticados a ônibus e departamentos públicos do Sul de Minas e Triângulo Mineiro em junho do ano passado, a Polícia Civil sustenta que avançou consideravelmente na identificação e prisão dos principais líderes em território mineiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), originária do estado de São Paulo e que possui mais de 2,2 mil integrantes em Minas (Estado de minas).

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu para reforçar a educação ideológica nas escolas e universidades, informou a televisão oficial, a menos de três meses do 30º aniversário das manifestações da Praça da Paz Celestial. Desde que chegou ao poder em 2012, Xi reforçou o controle do Partido Comunista sobre a sociedade, silenciando qualquer voz dissonante que pudesse ameaçar sua legitimidade. Na segunda-feira, Xi Jinping pediu, em uma assembleia de professores, “reforçar o ensino teórico, melhorar a eficácia da educação ideológica e política” e “integrar os valores fundamentais do socialismo em todo o processo educativo”, informou a televisão estatal CCTV ( Estado de minas).

 

A Justiça do Trabalho de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, condenou uma empresa do ramo de papel e celulose a indenizar em R$ 274 mil (por danos morais e materiais) a viúva de um motorista autônomo e que morreu aos 50 anos enquanto prestava serviço à empresa. Ele carregava um caminhão em uma fazenda quando foi atingido por uma tora de eucalipto.  (mais…)

Os olhos não conseguiram segurar o espanto, a sensibilidade falou mais alto, a emoção transbordou, e, assim, nasceu um mural que tem “parado” o trânsito na esquina da Rua Coronel Alberto Gomes com Avenida José Cândido Silveira, no Bairro Penha, Região Nordeste de Belo Horizonte. (mais…)

O presidente do Haiti, Jovenel Moise, será notificado pela Câmara dos Deputados do país para nomear um novo primeiro ministro. A decisão foi aprovada como moção de censura contra o primeiro-ministro Jean Henry Ceant, após convocar uma sessão para sua interpelação ( Agência Brasil).

 

A Justiça determinou a apreensão na manhã desta terça-feira, 19, do adolescente suspeito de ajudar a planejar o massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, município da Grande São Paulo. O jovem foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) e na sequência será encaminhado para o Fórum da cidade. Ele deve passar por uma audiência judicial ainda pela manhã. A audiência será acompanha pelo Ministério Público ( Estado de minas).

Muitos donos de armas na Nova Zelândia estão entregando seus armamentos após o ataque a tiros de sexta-feira (15) em Christchurch. Cinquenta pessoas foram mortas quando Brenton Tarrant, nascido na Austrália, abriu fogo indiscriminadamente contra duas mesquitas na cidade neozelandesa. Tarrant foi preso e acusado de homicídio. Durante o ataque, ele portava cinco armas legalmente registradas (Agência Brasil).

O Índice Geral de Preços–Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, registrou inflação de 1,06% na segunda prévia de março.O resultado ficou acima da inflação verificada na segunda prévia de fevereiro (0,55%).Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).A inflação pelo IGP-M é de 8,05% em doze meses (Agência Brasil).

 

Policiais civis estão nas ruas de cidades mineiras e também de outros três estados para desencadear uma operação contra uma facção criminosa oriunda de São Paulo e que tem atuação em diversos presídios do Brasil. De acordo com a Polícia Civil de Minas, é a maior operação contra um grupo criminoso que atua no estado. São 54 mandados que estão sendo cumpridos, entre prisão e busca e apreensão. Há uma grande mobilização de policiais na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH. O alvo são presos que integram a facção (Estado de minas).

Milhares de estudantes protestavam nesta terça-feira em Argel, capital de Argélia, para pedir a saída do presidente Abdelaziz Bouteflika, que na segunda-feira reafirmou que permanecerá no poder.Professores universitários, médicos e enfermeiras participam nos protestos nesta terça-feira, dia em que é celebrado o fim da guerra de independência da Argélia. Bouteflika confirmou na segunda-feira que prolongará seu mandato além do prazo constitucional, 28 de abril, até a organização de novas eleições após um processo de reforma política (Estado de minas).

 

Em um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa de valores bateu recorde e encostou em 100 mil pontos. O dólar caiu para o menor valor em duas semanas. O indicador Ibovespa, da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), fechou esta segunda-feira (18) em 99.994 pontos, com alta de 0,86%. Durante a tarde, o indicador chegou a superar os 100 mil pontos, cedendo nos momentos finais de negociação (Agência Brasil).

Milhares de devedores tem este mês a oportunidade de renegociar as dívidas com os bancos, financeiras e lojas./ Uma ação do Serasa da descontos de até 90% no valor da dívida e a oportunidade de o consumidor voltar a ter o nome limpo.

Nesse fim de semana três alunos feridos na escola Raul brasil em Suzano tiveram alta do hospital e voltaram para casa./ Hoje, pais alunos, professores e funcionários começaram a retomar a rotina.

Nós vamos exibir a partir de hoje uma série de reportagens para falar sobre a adoção de animais e a situação de abandono de animais em paracatu que preocupa as autoridades./ Na primeira reportagem da série nossa equipe mostra um dos abrigos de animais da cidade idealizado por Vera Lúcia.

E agora o futebol. confira alguns gols dos campeonatos estaduais desse fim de semana.

O impacto da reestruturação de carreiras militares só será conhecido na próxima quarta-feira (20), quando o governo apresentar o projeto que reforma a assistência (previdência) das Forças Armadas, disse hoje (18) o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. Ele se reuniu por mais de duas horas com representantes da Presidência da República, da Casa Civil, do Ministério da Defesa e da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia para finalizar a proposta (Agência Brasil).

Mais de 2 bilhões de pessoas carecem de serviços básicos de saneamento básico no mundo, diz relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desenvolvimento mundial da água,. A publicação Não Deixar Ninguém Para Trás será lançada nesta terça-feira (19) durante a 40ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça. (mais…)

O furacão que varreu Moçambique e o Zimbábue no fim de semana passado, destruindo estradas, pontes, hospitais e escolas, deixou pelo menos 182 mortos, mas este número pode superar os 1.000, alertou o presidente de Moçambique, Filipe Nuysi, na segunda-feira. O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, estimou nesta segunda-feira que o balanço do ciclone Idai, que também afetou o vizinho Zimbábue, pode ultrapassar mil mortos, depois que a tempestade varreu as províncias centrais do país ( Estado de minas).

 

A dengue segue matando em Minas Gerais. O número de mortes em decorrência da doença em 2019 subiu para cinco. A situação pode ser ainda pior. Outros 17 óbitos seguem sendo investigados. O número de casos prováveis – que engloba os confirmados e os suspeitos – já superam 54, 6 mil. Mais da metade do estado está em situação de risco ou em alerta para a possibilidade de surto. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).  Em uma semana, três mortes foram confirmadas (Estado de minas).

Parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) vai mapear as bacias hidrográficas do entorno do Monumento Natural Serra da Piedade, patrimônio ambiental, histórico e cultural da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Será feito o Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) das bacias. O estudo vai resultar na geração de uma base de dados de acesso público, com informações relevantes para a gestão territorial das sub-bacias do entorno do monumento ( Estado de minas).

A Embraer informou, por meio de comunicado, que o atual presidente da companhia, Paulo Cesar de Souza e Silva, deixará o cargo no dia 22 de abril, quando termina seu mandato. De acordo com o documento, a empresa irá anunciar o sucessor até o encerramento das atividades do CEO.“O futuro Presidente e CEO será anunciado até 22 de abril”, diz o comunicado ( Agência Brasil).

O governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou hoje (18) que vai decretar no Diário Oficial de amanhã (19) a caducidade do contrato de concessão do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. O governador Wilson Witzel disse que a decisão foi tomada por descumprimento do contrato por parte da concessionária Complexo Maracanã Entretenimento S.A (Agência Brasil).

A economia chilena cresceu 4% em 2018, seu nível mais alto em cinco anos, impulsionada pelo bom desempenho dos setores de mineração, serviços e comércio, informou o Banco Central nesta segunda-feira.A expansão anual foi completada após registrar um crescimento de 3,6% no quarto trimestre do ano passado, devido ao maior dinamismo da mineração e construção, em linha com as projeções do governo (AFP).

 

Um procedimento foi instaurado pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) para investigar a fuga do detento Marcus Vinícius Barbosa Silva, 25 anos, do presídio de Manga, na Região Norte de Minas Gerais. O homem conseguiu deixar a prisão na madrugada desta segunda-feira. Ele foi condenado a 48 anos de prisão pelo o assassinato do sargento João José Machado Neto, crime que aconteceu em 2017 em Jaíba, na mesma região onde está localizada a cadeia (Estado de minas).

O juiz Gustavo Gomes Kalil, da 4ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, aceitou denúncia do Ministério Público e colocou no banco dos réus os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Elcio Vieira de Queiroz, suspeitos de assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (PSOL). Em decisão, o magistrado considera o modus operandi da dupla como “sofisticado” e pensado para “garantir a impunidade” no crime (Estado de minas).

A semana começa em Belo Horizonte com um alerta para a população. Pancadas de chuva atingem a cidade no início da tarde desta segunda-feira. De acordo com a Defesa Civil Municipal, rajadas de ventos de até 50 quilômetros por hora e raios podem ocorrer até a manhã de terça-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a instabilidade deve continuar até sexta-feira. Até 15h15, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não registraram ocorrências (Estado de minas).

Um relatório sobre a judicialização na saúde aponta crescimento de aproximadamente 130% nas demandas de primeira instância entre 2008 e 2017. A pesquisa, encomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Poder Judiciário, foi apresentada hoje (18) em São Paulo.Problemas com os convênios foram a maior causa (30,3%) dos pedidos de processos relacionados ao assunto no país. (mais…)

Agora é para valer. Quem será a campeã da Superliga Feminina de Vôlei? Na abertura dos duelos das quartas de final, a torcida vai ver mineiras contra paranaenses e cariocas. Com as credenciais de vice-campeãs mundias e campeãs do Campeonato Mineiro e da Copa Brasil, o Minas começa nesta segunda-feira sua caminhada na fase eliminatória da competição sedento por mais um título para fechar uma temporada sensacional para o clube. O primeiro mata-mata é contra o Curitiba, às 19h, no Ginásio da Universidade Positivo, na capital paranaense (UAI).

Autoridades e especialistas norte-americanos enfrentam há décadas o desafio de tentar impedir massacres como o ocorrido semana passada na escola Raul Brasil, em Suzano (SP). A tragédia paulista deixou dez mortos (entre eles os dois atiradores) e 11 feridos. Em 1966, por exemplo, um estudante da Universidade do Texas matou 18 pessoas antes de ser baleado pela polícia. Mas o que os EUA estão fazendo hoje para tentar evitar este tipo de ataque? Cada tragédia costuma ser seguida por semanas de discussões, em que um lado apela por restrições ao acesso a armas de fogo como forma de impedir novos ataques e, o outro, defende que a solução seria aumentar ainda mais a presença de armas (BBC NEWS).