MBNews TV

O número de requerentes de refúgio na Alemanha aumentou 6% em 2018 em relação ao ano anterior, chegando a 1,8 milhão de pessoas, de acordo com os dados divulgados hoje (19) pelo Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis).

Dos solicitantes de refúgio, 1,3 milhão tiveram o pedido de proteção reconhecido pelo governo e receberam um visto de residência humanitária, a maioria (79%), porém, é temporária.

(Fonte:Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que dispõe sobre a elaboração e a comercialização de queijos artesanais no País. O texto está no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 19, e foi publicado com vários vetos.

Segundo a norma, queijo artesanal é aquele elaborado por métodos tradicionais, com vinculação e valorização territorial, regional ou cultural, conforme protocolo de elaboração específico estabelecido para cada tipo e variedade, e com emprego de boas práticas agropecuárias e de fabricação

(Fonte:Estado de Minas)

Em uma final brasileira hoje (19) na Praia de Supertubes, em Jeffreys Bay, na África do Sul, Gabriel Medina conseguiu seu primeiro título no circuito mundial de surfe deste ano. Com notas 9,77 e 9,73, Medina superou o compatriota Ítalo Ferreira e venceu a Corona Open J-Bay, a sexta de onze etapas do mundial.

Com o título, Medina subiu da oitava para a sétima posição no ranking mundial, com 26.895 pontos, ultrapassando o norte-americano Kelly Slater. Apesar da vitória, Medina ainda está fora da zona de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

(Fonte:Agência Brasil)

A Suprema Corte da Holanda julgou nesta sexta-feira (19) que o Estado holandês teve “uma responsabilidade muito limitada” na morte de cerca de 350 muçulmanos no massacre de Srebrenica, na Bósnia, em 1995.

A mais alta jurisdição no país reduziu a responsabilidade do Estado com relação à decisão do Tribunal de Apelação em 2014. Este último havia reconhecido que o Estado foi parcialmente responsável pelas mortes no encrave de Srebrenica, na fronteira com a Sérvia, sob a proteção da ONU.

(Fonte:Agência Brasil)

A nadadora brasileira Ana Marcela Cunha, maior medalhista da história da maratona aquática em Mundiais, conquistou a medalha de ouro na disputa dos 25km, nesta sexta-feira, no Mundial de Esportes Aquáticos. Na prova, disputada em Gwangju, na Coreia do Sul, a atleta completou o percurso em 5h08min03s, terminando com folga em relação às demais participantes.

Os outros destaques da prova, disputada sob chuva, foram a alemã Finnia Wunram, que ficou em segundo lugar com o tempo de 5h08min11s e se manteve entre as quatro primeiras durante toda a prova, e a francesa Lara Grangeon, que conquistou o bronze com 5h08min21s.

(Fonte:Mais Esportes)

Um ministro presbiteriano é acusado de agredir sexualmente vários paroquianos sob o disfarce de exorcizar espíritos malignos.
A informação foi divulgada pela revista norte-americana Newsweek.

Segundo a revista, três homens registraram a denúncia no Presbitério de Elizabeth, cidade com mais de 120 mil habitantes no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Eles alegaram que o reverendo William Weaver praticou atos sexuais quando eles o procuraram para aconselhamento religioso privado na Igreja presbiteriana Linden.

(Fonte:Estado de Minas)

Equipes da Defesa Civil de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazem uma vistoria, na tarde desta sexta-feira, no terreno onde uma casa de três andares desabou nessa quinta-feira. A proprietária do imóvel, Arlete Nunes Oliveira, foi soterrada e morreu. Outro morador,  Diego Eduardo Ramos, de 24, foi socorrido e encaminhado para o Hospital João XXIII. A administração municipal adiantou que o local foi interditado.

O imóvel está localizado na Rua Congonhas, no Bairro Colorado. No fim da tarde de quinta-feira, parte da casa desabou. Uma testemunha, que mora na mesma rua onde aconteceu o fato, contou ao Estado de Minas que os três pavimentos desabaram. Segundo a mesma pessoa, Arlete construía mais um andar no imóvel.

(Fonte:Estado de Minas)

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (19) que vai transferir a sede da Agência Nacional do Cinema (Ancine) do Rio de Janeiro para Brasília. Segundo ele, o governo estuda transformar a Ancine em uma secretaria vinculada a algum ministério.

“É uma ideia que a Ancine vire uma secretaria, ligada a algum ministério. Não sei se do [ministro] Osmar Terra [Cidadania] ou não. Vou conversar com ele”, disse Bolsonaro, após participar da solenidade comemorativa do Dia Nacional do Futebol, no Ministério da Cidadania.

(Fonte:Agência Brasil)

A Justiça Federal suspendeu, em caráter liminar, a licitação para a construção do autódromo do Rio. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal, que na ação pedia que nenhuma obra fosse realizada até que o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) estivesse pronto e a licença prévia fosse concedida.

A concorrência foi promovida pela Prefeitura do Rio, que anunciou em maio a Rio Motorpark como vencedora.

(Fonte:G1)

Nas últimas 3 semanas, o Ministério da Saúde rompeu Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) com 7 laboratórios públicos nacionais que produzem medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), que os distribui gratuitamente a população. Noticiada hoje (16/7) pelo jornal O Estado de S.

Paulo, a ação resultou na suspensão da fabricação de 19 medicamentos  para o tratamento de câncer, diabetes e transplantados, que agora serão desenvolvidos por iniciativas privadas. A ruptura dos contratos preocupa profissionais da saúde e laboratórios públicos, que podem perder investimentos para a continuidade de seus trabalhos, e por isso, darão início à ações judiciais.

(Fonte:Correio Braziliense)

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Estado do Rio realizou uma revista geral no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos dos Goytacazes, e apreendeu 219 aparelhos celulares, 25 relógios, 40 chips; R$ 27 mil em espécie; 10 tabletes, 18 invólucros e 505 sacolés de maconha; 491 sacolés e 460 gramas de cocaína.

Foram encontradas também duas balanças de precisão, 16 baterias sobressalentes, roupas, tênis e chinelos.Os 250 agentes penitenciários que participaram da Operação Asfixia encontraram, ainda, um plano para fuga em massa de detentos.

(Fonte:Agência Brasil)

fornecimento de lanches por funerárias de Belo Horizonte a pessoas que contraram velórios vem causando polêmica. O serviço é proibido nos cemitérios municipais, mas, mesmo assim, empresas vêm ignorando a lei e fornecendo alimentos que são transportados nos furgões onde são levados os corpos.

Prova disso é que autuações da administração municipal vêm aumentando. O Sindicato das Empresas Funerárias e Congeneres do Estado de Minas Gerais (Sindinef) afirma que a prática está suspensa, mas que algumas funerárias podem não ter acatado a determinação. Pondera, porém, que o serviço não é cobrado e foi criado para amparar as famílias que perderam os entes queridos e que fazem a despedida no período noturno, quando as lanchonetes já não estão mais abertas no local.

(Fonte:Estado de Minas)

ex-comandante geral, Marcus Aurélio Pinheiro, e o subtenente reformado, Esperon Pereira dos Santos, da Polícia Militar de Alagoas (PM) foram presos com cerca de R$ 1,5 milhão em espécie na Rodovia Fernão Dias, a BR-381, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (17).

Eles foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Oliveira e levados para a Delegacia da Polícia Federal em Divinópolis.

(Fonte:G1)

Um médico da rede pública de saúde é alvo de uma operação da Polícia Civil desta quinta-feira (18/7). Segundo suspeitas dos agentes, o servidor do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) cometia uma série de fraudes para lucro pessoal.

Dono de uma clínica particular, ele estaria encaminhando pacientes para seu consultório alegando que um aparelho do hospital público não estava funcionando. O médico ainda é investigado por atender em sua empresa no horário que deveria estar no hospital de Sobradinho.

(Fonte:Correio Braziliense)

O brasileiro Ricardo Godinho, de 41 anos, foi condenado à prisão perpétua no Reino Unido por ter matado a ex-companheira, Aliny Mendes. A sentença, proferida na quinta-feira (18), determina que Ricardo deverá passar, no mínimo, 27 anos preso. Quando cumprir esse tempo, a pena de prisão perpétua poderá ser revista.

Segundo depoimentos feitos durante o julgamento, ele esfaqueou Aliny na frente da filha de 3 anos do casal, diz a BBC. Eles tinham outros três filhos, todos menores de 12 anos, e estavam separados desde dezembro passado.

(Fonte:G1)

A primeira cerimônia oficial de entrega de parte da obra de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, será feita em um trecho ainda não duplicado. Oministro da InfraestruturaTarcísio Gomes de Freitas, inaugura na manhã de hoje 15 quilômetros da nova pista, entre os municípios de Antônio Dias e Jaguaraçu de Minas, na região do Vale do Rio Doce.

No entanto, o trecho permanece em mão dupla, com carros dividindo a pista e transitando nas duas direções. Cinco anos após o início das obras, nenhum quilômetro da chamada Rodovia da Morte foi efetivamente duplicado até agora.

(Fonte:Estado de Minas)

O primeiro dia após o fim da greve dos metroviários ainda não tem estações funcionando normalmente. Após 77 dias de paralisação, os servidores do Metrô acataram determinação do Tribunal do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) e voltaram às suas atividades.

Porém, a categoria está sem a indenização de transporte para se locomover aos postos de trabalho. Devido a falta desse pagamento de passagem, a maioria das estações do Distrito Federal amanheceu sem servidores nas bilheterias.

(Fonte:Correio Braziliense)

O fim das curtidas no Instagram desagradou a deputada federal Carla Zambelli (PSL/RJ), que foi ao Twitter reclamar da medida anunciada pela rede social e acabou recebendocríticas pelo argumento usado. Segundo a parlamentar, que já protagonizou bate-bocacom a líder do governo Jair Bolsonaro (PSL), deputada Joice Hasselmann, a mudança teria sido direcionada a feministas.

“E o Instagram sumiu mesmo com o número de likes. Tudo para a gorda feminista peluda do cabelo roxo não ficar deprimida ao ver o desempenho da coleguinha na rede”, escreveu.Segundo Carla Zambelli, assim as redes sociais “afundam”.

(Fonte:Estado de Minas)

Ao pousar na Lua em 1969, os americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram com seus próprios pés no astro que alimentou as fantasias da humanidade por anos.”Um imaginário envolvendo a lua muito poderoso atravessou os séculos, até que o sonho se tornou realidade”, resume o astrofísico Jean-Pierre Luminet.

Seja na literatura, na poesia ou no cinema, o satélite da Terra foi objeto por mais de 15 séculos, desde a antiguidade até a década de 1940, de expedições imaginárias, cada vez mais fantasmagóricas.

(Fonte:Estado de Minas)

Um incêndio criminoso em um estúdio de animação na cidade de Kyoto, no oeste do Japão, deixou 27 mortos nesta quinta-feira (18), de acordo com os bombeiros. Várias pessoas foram encontradas sem sinais vitais, mas ainda não está claro se elas estão incluídas nesse balanço de mortos.

Cerca de 70 pessoas estavam nos estúdios da Kyoto Animation por volta das 10h30 no horário local (22h30 em Brasília) quando um homem não identificado entrou no imóvel de três andares e jogou um líquido inflamável. Durante a ação, ele gritou: “Morram”.

(Fonte:G1)

A Justiça americana sentenciou Joaquín “El Chapo” Guzmán à prisão perpétua mais um período simbólico de 30 anos, nesta quarta-feira (17), e ordenou que o ex-chefe da máfia devolva US$ 12,6 bilhões dos lucros de seus crimesOs advogados do narcotraficante já anunciaram que vão recorrer da sentença.

O governo americano garante que o ex-chefe do cartel de Sinaloa, de 62 anos e considerado o maior narcotraficante do planeta após a morte do colombiano Pablo Escobar, foi responsável pela importação, ou tentativa de importação, de pelo menos 1.213 toneladas de cocaína, 1,44 tonelada de base de cocaína, 222 quilos de heroína, quase 50 toneladas de maconha e “quantidades” de metanfetaminas para os Estados Unidos, ao longo de 25 anos.

(Fonte:Estado de Minas)

O acidente com um carro deixou cinco pessoas feridas na tarde desta quarta-feira na BR-050, em Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro. No automóvel estava uma família que seguia de São Paulo para Araguari. Entre as vítimas estão três crianças com idades entre 1 e 12 anos. Elas foram encaminhadas para o hospital. Motorista alegou que tentou retirar uma blusa de frio, quando perdeu o controle da direção.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu no km 131 da rodovia, quando o condutor perdeu o controle da direção. Ele informou aos militares que tentou retirar uma blusa de frio. O carro capotou e caiu em uma vala que divide a pista.

(Fonte:Estado de Minas)

No dia do clássico decisivo entre Atlético e Cruzeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Independência amanheceu pichado e com milho na rua Pitangui. As provações partiram de torcedores cruzeirenses.

Alguns muros das casas em frente ao estádio também foram pichados (veja as fotos na galeria abaixo). A partida entre os rivais será nesta quarta-feira, às 19h15, no Horto. O Cruzeiro está em vantagem na disputa pela classficação devido à vitória por 3 a 0 no jogo de ida, no Mineirão.

(Fonte:UAI)